Aula 1 - Imagens Vetoriais e Bitmap

Imagem Vetorial

A definição do vetor segundo o dicionário Aurélio:

"Raio vetor, segmento orientado que tem por origem um ponto fixo, e cuja extremidade pode deslocar-se sobre uma curva dada."

Como exemplificado ao lado as extremidades são os pontos ou nós de ligação, que definem a forma do objeto.

 
 As imagens vetoriais são compostas por vetores matemáticos, o que permite o seu redimensionamento sem perda de qualidade. Normalmente gera arquivos bem leves mesmo em desenhos com cores sólidas, uma vez que, o programa apenas repete o padrão do código da cor para todo o desenho, não sendo necessário o armazenhamento em memória. 

Os arquivos vetores são baseados em formas geométricas definidas podendo ser alteradas utilizando a ferramenta Bezier.





Imagem Bitmap


As imagens bitmaps (Mapa de Bits) são compostas por pixels, que são pontos de luz individuais que formam a imagem através distribuição das cores que formam um padrão perceptível ao olhar. Quanto maior a resolução, ou seja, a quantidade de pixels melhor a qualidade da imagem e quanto menor a o número de pixels, pior a qualidade. As imagens bitmaps ao serem ampliadas perdem qualidade e apresentam o efeito acima, de serrilhamento, além de não permitirem a sua modelagem.

No quadro abaixo de comparação entre as imagens vetoriais e rasterizadas com resoluções diferentes, é possível notar a grande diferença na qualidade e consequentemente nos tamanhos dos arquivos:


Ambientação com as ferramentas do programa:
As funções básicas do programa encontram-se na barra de ferramentas localizada na parte esquerda da tela principal conforme destaque na imagem abaixo:


Funções Separadas:

Selecionar e Transformar objetos.
Editar pontos, para modelar as formas com a função Bezier.
Zoom - ampliação e diminuição de vizualização.
Criação de Quadrados e Retângulos.
Criação de Círculos e Elípses.
Criação de Estrelas e Polígonos.


Criação de Espirais.
Desenho à mão livre.
Ferramenta de modelagem Bezier.
Linha de Caligrafia.
Criação e Texto.


Criação de Conexões.



Criação e Edição de Degradê.   


Conta Gotas (capturar cor)




Posteriormente falaremos de cada ferramenta com suas aplicações e exemplos práticos.